top of page

Amor ou a bebida eis a questão


Paixão é um substantivo feminino e significa “Sentimento intenso que possui a capacidade de alterar o comportamento, o pensamento; amor, ódio ou desejo demonstrado de maneira extrema”. É dessa maneira que o seu corpo e alma reagem quando você se sente atraído por algo ou por uma pessoa.

O sentimento de paixão é produzido pelo hormônio chamado oxitocina, que também é conhecido como “hormônio do amor”. É por causa dele que você fica feliz, com frio na barriga, suas mãos começam a suar e surge aquela vontade de agarrar a pessoa amada e nunca mais soltar. É tudo culpa da oxitocina.

Você pode também notar que sentimentos parecidos surgem quando você bebe uma ou duas taças de vinho. Sim, você pode! Porque é verdade. Um estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido apontou que os efeitos oxitocina são os mesmos provocados pelas bebidas alcoólicas.

Para a pesquisa, foi administrada oxitocina pela via nasal - ela pode ser aplicada por meio de injeção - e foi notado que os efeitos causados eram muito similares ao do álcool. De acordo com o pesquisador, Ian Mitchell, da Escola de Psicologia da Universidade de Birmingham, tanto o álcool, quanto a oxitocina parecem encorajar as pessoas a serem mais felizes e espontâneas. "Tomar compostos como a oxitocina e o álcool podem tornar estas situações menos assustadoras", explica.

Apesar dos efeitos aparentemente amigáveis, é preciso tomar cuidado. Administrados em excesso, a oxitocina e o álcool trazem danos negativos para a saúde e para as habilidades sócio-cognitivas.

"As pessoas podem ficar mais agressivas, presunçosas, sentir mais inveja daqueles que considera seus competidores e aumentar também a possibilidade de assumir riscos desnecessários", diz o estudo.

Por isso é importante manter o equilíbrio. Ame as pessoas e a vida de maneira realista e ingira bebidas alcoólicas com moderação. Encontre a harmonia e viva de maneira plena!




Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page